E decolou o avião para o componente Experiência do Sensível!!!
No dia 26 de Maio de 2015 deu-se início às aulas do componente curricular Experiência do Sensível da Universidade Federal do Sul da Bahia, campus Paulo Freire - Tx. de Freitas - BA, com a professora Denise Machado Mourão.
Antes da aula a professora havia mandando o seguinte e-mail:
Prezados estudantes, boa tarde!!!
Estaremos iniciando nossas aulas do componente curricular EXPERIÊNCIA DO SENSÍVEL na semana que vem. Vocês estão alocados na turma 1, sendo assim, nossa primeira aula será terça-feira, dia 26/05, às 14:00, na sala 1.
Vamos precisar de uma amostra de terra para essa aula. Dessa forma, peço que cada uma de vocês traga de casa, em um compartimento pequeno, ex. uma caixa de fósforo, uma pequena amostra de terra de um local que lhe seja pessoalmente importante*. Essa amostra deve ser etiquetada com seu nome e origem da terra.
*se vocês estiverem distantes fisicamente de uma terra pessoalmente importante para coleta-la, podem trazer outra, mas sabendo que representará simbolicamente aquela solicitada.
Aguardo vocês!
Ao ler a mensagem achei curioso, pegar uma amostra de terra???? Algo surpreendente...
No decorrer da aula no entanto, a amostra de terra serviu como uma ponte entre o futuro e o passado, proporcionando um resgate das nossas raízes, além de sensibilizar para as pequenas coisas que faziam ou que ainda estão presentes em nossas vidas.
Lembramos dos momentos importantes que fundamentaram o que somos hoje. A vida em família, as brincadeiras entre vizinhos, as férias na casa da vovó e até mesmo momentos tristes que somados nos possibilitaram sermos o que somos.
Já na apresentação a professora Denise deixou bem claro o próposito do componente, SENSIBILIDADE. Aprender a ouvir, esse foi o objeto da tão tradicional apresentação do primeiro dia de aula. Onde em dupla cada colega deveria apresentar seu parceiro depois de ouví-lo por 5 minuto, como disse a professora foi um sucesso.
Depois das apresentações a professora solicitou que escrevêssemos sobre a amostra que levamos, expondo o local que ela foi retirada e o porquê de ter escolhido esse lugar.
Depois de escritos os textos foram distribuídos de forma aleatória, de forma que cada um puderam ouvir sua história através da leitura de outro colega.
Volta assim a temática ouvir.
Veja o texto escrito e o áudio da leitura ambos feitos por mim.
Por fim, a aula foi muito produtiva e instigadora e deu uma boa ideia do que o componente curricular irá abordar nas próximas aulas: Sensibilidade, Atenção, Respeito pelo meio, memória, consciência ambiental e visão minuciosa.



0 comentários:
Postar um comentário