Sombra, esse foi o tema da última aula (21 de Julho de 2015). Mas o que significa sombra? Temos duas definições: "...espaço privado de luz pela interposição de um corpo opaco entre ele e o objeto luminoso; escuridão; trevas; noite; vestígio; aparência leve; mácula; defeito; senão; alma; espírito; visão; fantasma; pessoa que acompanha ou persegue outra constantemente." https://pt.wiktionary.org/wiki/sombra
"Uma sombra é uma região escura formada pela ausência parcial da luz, proporcionada pela existência de um obstáculo. Uma sombra ocupa todo o espaço que está atrás de um objeto com uma fonte de luz em sua frente. A sombra muda de posição conforme a origem da luz." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sombra)
Essas definições não contemplam as sensações que esta palavra remete em cada pessoa, talvez por isso, a professora solicitou que todos expressassem em uma palavra o que a sombra lhes remetiam. Para mim, vejo a sombra como algo imaterial, uma projeção plana da realidade. Mesmo imaterial ela ocupa a imaginação de muitos, despertando a curiosidade e por vezes provocando o medo.
Vejo a sombra como um produto da luz, sem a qual não existiria. Enquanto a luminosidade nos traz sensação de vitalidade, euforia, a sombra para a maioria remete silêncio, tristeza, encerramento (como do dia para a noite). Como a vida e a morte. É bom saber que a sombra não é a ausência da luz, mas sim produto de algum objeto que a bloqueia. Será por isso que são tão estigmatizada?
É provável que esse medo se dê ao fato dela ser fruto de um bloqueio, um obstáculo da luz, que simboliza o bem. portanto, se esta a bloqueia ela só poderia ser algo mal. O que pode explica o medo que as pessoas têm das sombras.
Mas o que vemos é uma mera ilusão? Na verdade o que vemos é uma região onde não há incidência da luz. Essa região ganha formas de acordo com a origem da luz e formato do objeto de bloqueio. Essa questão foi muito bem retratada pelos grupos de trabalho montados em aula.
![]() |
| Grupo incidindo luz sobre objeto e representando suas projeções. (O menininho ao centro é Pedro, filho da aluna Daiane). |
![]() |
| Grupo: Da esquerda para a Direita - Gildásio, Isaque Dyonatas, Guilherme, Carla, Carol, Hortência |
Assim é a sombra, uma representação de algo sob uma perspectiva. uma visão planificada de um ponto de vista, um contorno preenchido, ganhando formas conforme a incidência da luz.
Essa tendência ao oculto, a referência entre o bem e o mal, embute às sombras uma curiosidade natural. Na arte ela cria lindos espetáculos, despertando a imaginação de quem ver, brincando com o material e o imaterial. Esse tema foi trabalhado em aula, através de um teatro. Muito, mas muito bom...Esse foi meu grupo de trabalho. Todo o grupo foi maravilhoso, mas gostaria de ressaltar os dons artísticos do Jhon e a colaboração de todos os outros: Emilly, André, Breno, Íres, Carol (veterana), Ana
![]() |
| Imagem de uma cena do teatro feito com sombras |




0 comentários:
Postar um comentário