Memória Sensorial: Corresponde ao armazenamento de informações de todo tipo que chegam até os nossos sentidos. Podem ser estímulos visuais, auditivos, tácteis, olfativos, gustativos e proprioceptivos. Uma vez processadas, as informações são transferidas para memória de curto prazo. O traço de memória sensorial permanecerá no sistema se receber atenção e interpretação. http://www.medicinapratica.com.br/tag/memoria-sensorial/
A aula do dia 28/07/2015 teve como tema Memórias sensoriais. No primeiro momento o tema me reporta a infância, o cheiro de terra molhada que me leva à fazenda que fui criada, os pastos verdes, a horta ao redor da casa, o cheiro de pão caseiro pela manhã e tantas outras lembranças que me traz uma felicidade tão genuína que me "enchem" os olhos.
Mas não é só de coisas boas que as memórias sensoriais representam. O cheiro de sangue nos traz medo e sensação de dor por associarmos aos vários machucados que tivemos ou presenciamos alguém que tenha sofrido alguma lesão com perda de sangue. Ou o cheiro de putrefação característico da morte de algum animal. Sem falar dos gostos, que mesmo sem ver o que provamos ainda sim conseguimos identificar aqueles que odiamos ou gostamos.
A memória sensorial nos possibilita reviver momentos importantes de nossas vidas, mesmo que com personagens diferentes. Quem não reconheceria a voz da própria mãe, ou do seu cheiro, ou do gosto de sua comida?
Passada a primeira impressão sobre o tema, a professora Denise Mourão, através de uma dinâmica, testou nossa paladar sem que pudéssemos usar a visão e o olfato. Foi uma sensação nova e complicada, primeiro pela dificuldade de manter-se com os olhos e nariz fechados, segundo pela dificuldade, ou melhor, pela impossibilidade de identificar o que estávamos provando. Essa dinâmica serviu para demonstrar que os órgão dos sentidos trabalham em conjunto e portanto, todos contribuem para nossa percepção.
Durante toda a aula refletimos sobre como os sentidos contribuem para nossa individualidade, todos de forma diferente associam suas percepções dentro de um contexto e experiência. Nós seres humanos nunca criaremos uma memória sensorial igual, isso porque ou vivemos situações distintas ou as interpretamos diferentemente.
Essa diferença de percepção nos faz seres únicos e nossas memórias sensoriais guardam tudo aquilo que fizeram parte de nossa vida significativamente, seja pelo lado bom, seja pelo ruim. Talvez isso motivou a professora solicitar que levássemos uma comida . Assim compartilhamos aquilo que através do paladar foram inseridas em nossa memória.
![]() | |
| Compartilhando as comidas especiais |
Obs.: (... Sobre parte da aula) Comentários sobre o início da produção da bandeira símbolo da turma será comentada quando esta for finalizada.



0 comentários:
Postar um comentário